PEC que tramita pelo Senado prevê que o PIS/PASEP seja pago de acordo com a faixa salarial do trabalhador, podendo ficar menor que um salário mínimo.
09/01/2020
Sabia que o PIS/PASEP pode ficar menor que salário mínimo?
O Congresso Nacional está discutindo novamente algumas mudanças que podem afrouxar as regras do abono salarial do PIS/PASEP.
A PEC prevê que o valor seja pago de acordo com a faixa salarial de cada trabalhador. Isso pode fazer com que o total seja menor que um salário mínimo.
O abono ainda atenderia quem tem trabalho formal e renda de até dois salários, com a diferença de que o total pago não seria mais o previsto na Constituição Federal, mas sim um valor negociado anualmente, de acordo com os recursos federais disponíveis.
A proposta ainda não foi detalhada, mas espera-se que trabalhadores com renda menor recebam um abono maior.
Atualmente, o PIS/PASEP funciona como um 14º salário pago pelo governo aos trabalhadores de baixa renda. Quem tem carteira assinada e recebe até dois salários mínimos por mês tem direito a até um salário mínimo.
O principal objetivo das mudanças é a redução de despesas.
A PEC da Emergência Fiscal ainda permite que a jornada dos servidores seja reduzida em 25%, com redução equivalente na remuneração, além da proibição da promoção de funcionários públicos, reajustes, criação de cargos e abertura de concursos.
A trabalhadora que estiver grávida, deve exercer suas atividades em sua residência na modalidade remota, teletrabalho ou home office
Notícia resumida do blog Boletim Contábil.
Calendário será divulgado pela Receita Federal nesta quarta-feira, 24