Quando se trata de NIT, NIS, PIS e PASEP, é comum que as pessoas tenham dúvidas e até mesmo se confundam com os significados de cada um. E, para ajudar a todos a entenderem as diferenças entre cada um, preparamos esse conteúdo que irá definir cada categoria. Confira!
11/07/2022
O que é NIT
O NIT se refere ao Número de Identificação do Trabalhador, para os trabalhadores que nunca tiveram vínculo empregatício com carteira assinada.
Ou seja, é destinado aos trabalhadores autônomos, fornecido pela Previdência Social. Através do NIT, os trabalhadores que sejam contribuir com o INSS podem pagar a guia de recolhimento.
O que é NIS
O NIS serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social. Ele é importante para que seja feito os pagamentos de benefícios, assim como chave de identificação nas políticas públicas.
O que é o PIS
O PIS é o Programa de Integração Social, no qual as empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários.
Ele possui o mesmo número que o NIS, e o dinheiro arrecadado é destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, responsável pelo pagamento de benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.
O que é PASEP
O PASEP se refere ao Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Ele possui as mesmas características do PIS, tendo o diferencial de ser destinado para o servidor público.
Para ilustrar as características de cada um, confira o esquema a seguir:
Para mais informações, entre em contato com a Contabilidade Starosky.
Fonte: Jornal contábil.
Consulte o calendário e se informe sobre a data prevista para receber a 2ª parcela
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial criada em 2008 que tem como objetivo colaborar para a formalização das pessoas que trabalhavam por conta própria e não tinham amparo legal para o exercício de suas funções profissionais.
Veja os processos de mudanças que estão ocorrendo em nossa empresa e como será a evolução da contabilidade durante os anos